PRECISA-SE DE MUITOS ELETRICISTAS AQUI NA EUROPA
Devido ao grande número de projetos de eletrificação e energia verde, as empresas estão com dificuldades para encontrar trabalhadores qualificados em eletricidade e engenharia elétrica . Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2024, havia 6% menos trabalhadores neste setor em comparação com o ano anterior.
Há uma escassez significativa de trabalhadores qualificados em treinamento profissional (VT) no setor elétrico, que devem ter conhecimento específico e saber operar ferramentas especiais, como voltímetros e amperímetros.
Mas não se trata apenas da profissão de eletricista; muitos profissionais qualificados continuam vagos. A falta de desenvolvimento profissional entre os jovens e os baixos incentivos do setor estão impedindo que novos trabalhadores se tornem recrutados para essas posições de alta demanda.
Um emprego muito procurado em todo o território
Um estudo realizado pela Agência Catalã de Formação e Qualificação Profissional (Agencia FPCat) sobre o mercado de trabalho até 2026 concluiu que os eletricistas são uma das profissões que terão maior procura no futuro nesta região .
E nas Ilhas Baleares, a situação atual é complexa. Especialmente durante os meses de primavera e verão, encontrar um eletricista pode levar meses . De acordo com dados da Associação de Instaladores Comerciais das Ilhas Baleares (Asinem), normalmente leva mais de oito semanas para encontrar um eletricista para um pequeno projeto.
Mas este não é um problema exclusivo da Espanha. A Alemanha também sofre com uma escassez significativa de eletricistas e lançou programas para atrair profissionais espanhóis altamente qualificados com salários muito competitivos.
Na Espanha, contratar trabalhadores estrangeiros também é uma opção: a Federação Nacional de Empresas Instaladoras (FEINE) oferece um serviço de processamento de autorização de trabalho para contratação de eletricistas de fora da Espanha.
Ainda em 2023, os serviços de eletricista foram adicionados pela primeira vez à lista de vagas difíceis de preencher , permitindo que as empresas contratem trabalhadores com treinamento específico no exterior.
Encontrar um trabalhador com as competências profissionais necessárias para o setor elétrico não é tarefa fácil na Espanha. Muitas empresas estão até dispostas a investir em treinamento e recrutar trabalhadores com experiência em outros setores.
Os setores que geram mais demanda
Além da escassez de profissionais com formação profissional, o aumento significativo da demanda no setor elétrico é a principal causa desse desequilíbrio. Nos últimos anos, a demanda por serviços de eletricistas aumentou 55% , tanto em projetos de pequena escala quanto em grandes projetos.
Um dos principais motivos para essa demanda é o aumento das temperaturas em todo o país, aumentando a necessidade de eletricistas para instalar, consertar ou fazer manutenção em equipamentos de ar condicionado .
Por outro lado, muitos edifícios públicos e de escritórios estão passando por melhorias de eficiência energética , e eletricistas também são necessários para substituir equipamentos ou inspecionar instalações.
E a energia verde também impulsionou a demanda por eletricistas especializados em energia fotovoltaica, tanto para o consumidor final quanto para usinas de grande porte. A ascensão da energia fotovoltaica levou muitos eletricistas a migrar para esse setor mais bem remunerado.
Embora a escassez significativa de trabalhadores seja surpreendente para o setor, ela já era prevista há anos. Já em 2012, a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) relatou que o avanço das energias renováveis geraria uma demanda significativa por profissionais no setor elétrico .
A escassez de trabalhadores com competências na área da eletricidade e a incapacidade das empresas de encontrar mão de obra para essas funções estão a atrasar muitos projetos de eletrificação e energia verde . Se a situação se mantiver, isso poderá representar um risco a longo prazo para o cumprimento das metas de sustentabilidade da UE.
Comentários
Postar um comentário