.::DIZIMO SINAL DE PROSPERIDADE::.
Ml 3.10 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma. bênção tal, que dela vos advenha a maior abstança. "
DEFINIÇAO DE DÍZIMOS E OFERTAS. A palavra hebraica para "dízimo" (ma'aser) 3. literalmente "a décima parte".
1)NA Lei de Deus. os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (ver Lv 27.30-32; Nm 18.21,26; Dt 14.22-29; ver L v 27.30). O era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometidas ( Mt 25.15 nota; Lc 19.13).
No âmago do dízimo, achava-se a ideia de que Deus é o dono de tudo (Êx 19.5; SI 24.1; Ag 2.8). Os seres humanos foram criados por Ele, e a Ele devem o fôlego de vida (Gn 1.26,27: At 17.28). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido originalmente do Senhor (Jó 1.21; Jo 3.27; l Co 4.7). Nas Leis sobre o dízimo, Deus estava simplesmente que os seus lhe devolvessem parte daquilo que Ele ja lhes tinha dado.
Além dos dízimos, os israelitas eram instruídos a trazer numerosas oferendas ao Senhor, pricipalmente na forma de sacrifícios. Levítíco descreve várias oferendas rituais: o holocausto (Lv 1;6-13), a oferta de manjares (Lv 2; 6.14-23), a oferta pacífica (Lv 3; 7.11-21), a oferta pelo pecado (Lv 4.1—5.13; 6.24-30), e a oferta pela culpa (Lv 5.14;6.7; 7.1-10). Além das ofertas prescritas, os israelitas podiam apresentar outras ofertas voluntárias ao Senhor. Algumas destas eram repetidas em tempos determinados (Lv 22.18-23; Nm 15.3;), ao passo que outras eram ocasionais. Quando, por exemplo, os israelitas empreenderam a construção do Tabernáculo no monte Sinai, trouxeram liberalmente suas oferendas para a fabricação da tenda e de seus móveis (ver Êx 35.20-29). Ficaram tão entusiasmados com o empreendimento, que Moisés teve de ordenar-lhes que cessassem as oferendas (êx 30.3-7). Nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez um cofre para os israelitas lançarem as ofertas voluntárias a fim de custear os consertos do templo, e todos contribuíram com generosidade (2 Rs 12.9.10). Semelhantemente, nos tempos de Ezequias, o povo contribuiu generosamente às obras da reconstrução do templo (2 Cr 31.5-19). Houve ocasiões na história do AT em que o povo de Deus reteve egoisticamente o dinheiro,não repassando os dízimos e ofertas regulares ao Senhor. Durante a reconstrução do segundo templo, os judeus pareciam mais interessados na construção de suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhes trariam, do que nos reparos da Casa de Deus que se achava em ruinas. Por causa disto, alertou-lhes Ageu, muitos deles estavam sofrendo reveses financeiros(Ag1.3-6) Coisa semelhante acontecia nos tempos do profeta Malaquias e, mais uma vez, Deus castigou seu povo por se recusar a trazer-lhe o dízimo (Ml 3.9-12).
ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO DINHEIRO. Os exemplos dos dízimos e ofertas no AT contém pincípios importantes a respeito da mordomia do dinheiro, que são válidos para os crentes do NT.
Devemos lembrar-nos que tudo quanto possuímos pertence a Deus, de modo que aquilo que temos não é nosso: é algo que nos confiou aos cuidados. Não temos nenhum domínio sobre nossas posses.
Devemos decidir, pois, de todo o coração, servir a Deus, e não ao dinheiro (Mt 6.19-24; 2 Co 8.5). A Bíblia deixa claro que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl3.5).
Nossas contribuições devem ser para a promoção do reino de Deus, especialmente para a obra da igreja local e a disseminação do evangelho pelo mundo (l Co 9.4-14; Fp 4.15-18;1; Tm 5.17,18). para ajudar aos necessitados (Pv 19.17; Gl 2.10; 2 Co 8,14; 9.2;) cuidar dos pobres e necessitado, para acumular tesouros no céu (Mt 6.20; Lc 6.32-35) e para aprender a temer ao Senhor (Dt 14.22,23).
Nossas contribuições devem ser proporcionais à nossa renda. No AT, o dízimo era calculado em uma décima parte. Dar menos que isto era desobediência a Deus. Aliás equivalia a roubá-lo (Ml 3.8-10). Semelhantemente, o NT requer que as nossas contribuições sejam proporcionais àquilo que Deus nos tem dado (l Co 16.2; 2 Co 8.3,12; ver 2 Co 8.2 nota). Nossas contribuições devem ser voluntárias e generosas, pois assim é ensinado tanto no AT ( Êx 25.1,2; 2 Cr 24.8-11) quanto no NT ( 2 Co 8.1-5,11,12). Não devemos hesitar em contribuir de modo sacrificial (2 Co 8:3), pois foi com tal espírito que o Senhor Jesus entregou-se por nós (ver 2 Co 8.9). Para Deus. o sacrifício envolvido é muito mais importante do que o valor monetário da dádiva ( Lc 21.1-4 ). Nossas contribuições devem ser dadas com alegria (2 Co 9.7). Tanto o exemplo dos israelitas no AT (Êx 35.21-29; 2 Cr 24.10) quanto o dos cristãos macedônios do NT (2 Co 8. l -5) servem-nos de modelos. Deus tem prometido recompensar-nos de conformidade com o que lhe temos dado ( Dt15.4; Ml 3.10-12; Ml 19.21; l Tm 6.19; ver 2 Co 9.6).
Irmãos não deixe enganar-se por pessoas gananciosas que estão preocupadas com o que devem comer e beber; pois se o Senhor tem te dado algo para adinistrar faça o, observando que; de nada te faltará se o Senhor for o seu pastor.
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