.::VENCENDO PROVAS E TENTAÇÕES::.
1. Conceito. Tentação é "ato ou efeito de tentar; disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis" (Dicionário Aurélio). Biblicamente, podemos dizer que é o convite ao pecado.
2.O significado na epístola. Em Tiago, tentações têrn o significado de perseguições, lutas e provações pelas quais o crente pode passar.
II ORIGEM DA TENTAÇÃO
A tentação tem três origens ou fontes:
1 Da parte da carne.
a) Tentação humana. A Bíblia nos diz que "não veio sobre vós tentação, senão humana" (l Co 10.13).Neste texto, podemos entender que "tentação humana" quer dizer a que é própria da natureza carnal do homem (ver Rm 7.5-8; Gl 5.13,19). Ela tem seu aspecto mal, pernicioso, incitador ao pecado.
b) O significado da carne. A carne, é o "centro dos desejos pecaminosos" (Rm 13.14; Gl 5.16,24). Dela vem o pecado e suas paixões (Rm7.5; Gl 5.17-21). Na carne não habita coisa boa (Rm 7.18). Devemos salientar que o termo carne, aqui, não se refere ao corpo, que não tem nada de mal em si mesmo, mas à natureza carnal, herdada de nossos pais. Ocorpo do crente é templo do Espírito Santo (l Co 6.19,20).
2. Da parte do mundo. O mundo, como fonte de tentação, não é o mundo físico, criado por Deus. O Dicionário da Bíblia, de Davis, diz que"a palavra mundo emprega-se frequentemente para designar os seus habitantes", como em SI 9.8, Is 13.11 e Jo 3.16. O Dicionário Teológico (CPAD), referindo-se ao mundo, diz que "No campo da teologia, porém, é o sistema que se opõe de forma persistente e sistemática ao Reino de Deus". João exorta a que não amemos "o mundo, nem o que no mundo há". "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (l Jo 2.15,16). Tudo isso é fonte de tentação.
3. Da parte do Diabo. É a fonte mais cruel da tentação. Seu caráter é sempre destrutivo.
a) Jesus foi tentado. É a fonte mais terrível e avassaladora da tentação. Dela, não escapou nem mesmo nosso Senhor Jesus Cristo. Após o batismo em água, Ele foi conduzido "pelo Espírito para ser tentado pelo diabo" (Mt 4.1; Mc 1.13; Lc 4.2), Foi o único que não caiu em pecado (Hb 4.15).
b) Homens de Deus foram tentados. Homens de Deus, do porte de Abraão, Sansão, Davi, e tantos outros, foram tentados pelo Adversário (Satanás) a fazerem o que não era da vontade de Deus, com sérios prejuízos para suas vidas. „
c) Os homens comuns são tentados. Os homens são tentados a praticar toda espécie de males, crimes, violência, estupros, brigas, ciúmes, guerras, mentiras, calúnias, roubos, etc. ,
d) Os crentes são tentados. Até os crentes em Jesus são vítimas da ação do maligno, quando causam prejuízos à Igreja do Senhor, com escândalos, calúnias, invejas, divisões, rebeliões, busca pelo poder, politicagem religiosa, e tantas outras coisas ruins.
III O PROCESSO DA TENTAÇÃO
A tentação se constitui num processo, que tem os seguintes passos:
1. Atração do desejo (v.14a)."Mas cada um é tentado, quando atraído..." Primeiro, vem a atração pelos sentidos: visão (l Jo 2.16); audição (l Co 15.33); olfato; gosto,e tato(Pv6.17).
2. Engodo (isca). A pessoa é atraída, seduzida e "engodada pela própria concupiscência" (v.14b).
3. Concepção do desejo (da concupiscência). Na mente, nos pensamentos ( Mc 7.21-23), o desejo é concebido. Só se faz o que se pensa (v. 15a), Nesse ponto, ainda se pode evitar o pecado.
4. O pecado é gerado. "Depois,havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado" (v.15). Ainda na mente, já nasce o pecado. Alguém pode adulterar só na mente (Mt5.27,28).
5. A consumação do pecado(v.15b). "...e o pecado, sendo consumado, gera a morte." A morte, aqui, é espiritual. Nesse ponto, só há solução se houver arrependimento,ainda, em vida.
É importante entendermos esse terrível processo, a fim de que nos resguardemos dele. Alguém já disse que ninguém pode impedir que um pássaro voe sobre sua cabeça, mas pode impedi-lo de fazer um ninho nela. Isso ilustra o processo da tentação. Esta, em si, não é pecado. Pecado é praticar o que a tentação sugere.
IV. DIFERENÇA ENTRE TENTAÇÃO E PROVAÇÃO
A tentação, conforme estudamos, é sempre urna indução ao mal, ao pecado. A provação, no entanto, não tem esse sentido. Quando a Bíblia diz que Deus tentou alguém, devemos entender que Deus o provou, e isso tem objetivos muito elevados, conforme descrevemos a seguir. Tiago nos diz que "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta" (v.13).
Quando a Bíblia diz que alguém foi tentado por Deus, isso pode ser entendido como provação. Abraão só foi considerado o pai de todos os que crêem, porque creu e foi "tentado", ou seja, "provado" por Deus (ver Gn 22.1-18). A prova da fé é essencial para "louvor, honra, e glória na revelação de Jesus Cristo" (l Pé 1.7).
Tiago exorta os crentes a terem "grande gozo", quando caírem em "várias tentações", sabendo que "a prova da vossa fé produz a paciência" (v.2,3). Ele considera uma bem-aventurança o crente sofrer a tentação, porque, quando for provado, receberá a coroa da vida (v. 12).
V. SETE PASSOS PARA A VITÓRIA NA TENTAÇÃO
1. Saber utilizar a Palavra de Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo,
quando foi tentado, não deu chance ao Diabo para conversar muito com Ele. A cada insinuação do maligno, ele usava a "espada do Espírito, que é a Palavra de Deus" (Ef 6.17b), dizendo: "Está escrito..." (Mt 4.4b, 7a, l0b). Por isso, é preciso ler a Bíblia, para usar a Palavra na hora certa.
2. Através da oração. Jesus nos mandou orar sem cessar para não cairmos em tentação (Lc 22.40; l Ts 5.17). A maioria dos crentes, hoje,não ora. Certo pregador disse: "O Diabo ri da nossa sabedoria, zomba das nossas pregações, mas treme diante de nossas orações".
3. Através da vigilância. Jesus enfatizou a importância da vigilância para não cairmos em tentação (cf.Mt 26.41a).
4. Através da disciplina pessoal. Falando sobre o "atleta cristão",Paulo diz que "aquele que luta, de tudo se abstém" (l Co 9.25a). Em seguida, afirma: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão,para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado" (l Co 9.27).Muitos caem, por exemplo, na tentação do sexo, porque não sabem controlar seus instintos.
5. Resistindo ao Diabo. O inimigo sabe qual é o ponto fraco de cada crente. Mas, com determinação e resistência, no Espírito, é possível ser vitorioso ( l Pé 5.8,9; Tg 5.17). José, jovem hebreu, mesmo pagando terrível preço, não se deixou vencer pelo pecado do adultério. Foi vencedor e exaltado por Deus.
6.Buscando a santificação. É preciso que o crente viva a separação integral para Deus (Hb 12.14; l Pé 1.15).
7. Ocupando a mente com as coisas espirituais. Isso se consegue através da oração, jejum, estudo da Bíblia e leitura de bons livros; servindo, evangelizando, louvando, participando da obra do Senhor, santificando a mente, a vida e o corpo ( l Ts 4.3-7).
CONCLUSÃO
6. A tentação, no seu sentido mais comum, é um processo terrível, da parte do homem, do mundo e do Diabo, cuja finalidade é destruir a fé, a santidade, a comunhão com Deus, levando o crente a pecar. Para vencer, é preciso fazer como Jesus, que usou a "Espada do Espírito" a Palavra. E preciso usar as armas que Deus colocou à disposição de Seus servos. Em Cristo, "somos mais que vencedores" (Rm 8.37).
Na Galiléia do tempo de Jesus, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torah aos 6 anos de idade. Aos 10 anos já tinham a Torah decorada. Terminado esse primeiro estágio na escola primária (Beit Sefer), a maioria dos meninos se dedicava a aprender o ofício da família. Os que se destacavam seguiam estudando na escola secundária (Beit Talmud) e mergulhavam no restante das Escrituras e na tradição oral dos rabinos e suas muitas interpretações e aplicações da Lei de Moisés. Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado. Esses pouquíssimos meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim (trad. discípulos).
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