INTERRUPITOR FORA DO BANHEIRO
Regras Técnicas de Instalações Elétricas em Baixa Tensão- RTIEBT.
Tem a ver com tabelas de caraterização de ambientes, de presença de água ou de humidade/condensação e que devem ser respeitados ainda na fase de projeto da instalação elétrica e executados em conformidade. Caso negativo, a instalação, mesmo que nova é reprovada e o fornecimento de energia não é iniciado. Nem sequer contador ou disjuntor geral são instalados.
Todos os circuitos de uma casa de banho terão de estar protegidos por diferencial de alta sensibilidade, ≤30 mA. (RTIEBT 701.411.1.4.3).
Os equipamentos elétricos usados nas casas de banho não devem ter códigos IP inferiores a: Volume 0 IPX7, Volume 1 IPX5, Volume 2 IPX4 (Balneários públicos IPX5) e Volume 3 IPX1 (Balneários públicos IPX5) (RTIEBT 701.512.2).
Podem existir casas de banho/banheiros com interruptor do lado de dentro, (em situações especiais de W.C amplos) dependendo da tipologia do local.
Por exemplo se a instalação for do tipo estanque ou as distâncias do interruptor ao lavatório ou à banheira forem superiores aproximadamente a 1,5metros de forma a que seja impossível alguém estar com uma mão na água e tocar com a outra num (órgão elétrico) interruptor ou tomada, já poderá eventualmente ser possível. Este exemplo dado é uma simplificação visto que é necessário calcular volumes à volta da banheira, lavatório e sanita.
Quando se fala da colocação do interruptor, também existem as mesmas regras para as tomadas, mas é muito denso e técnico.
Comentários
Postar um comentário