TRABALHAR SENDO ESTUDANTE NA ESPANHA
Trabalhar durante os estudos é uma interessante alternativa para se manter no país e ganhar experiência. Recentemente também foi autorizada a permanência do estudante no país para trabalhar após a finalização dos estudos.
Opções de trabalho durante os estudos
Durante o período em que o estudante conta com a autorização de estudos, é possível solicitar uma autorização para trabalhar fora do horário de aulas. Diferente do que ocorre em muitos países, na Espanha não existe o limite de horas semanais de trabalho que o estudante pode realizar (respeitando os máximos legais). O único requisito é o que as horas de trabalho sejam diferentes do horário de aulas durante o período letivo, podendo chegar a ser de jornada completo durante as férias.
A autorização de trabalho do estudante não é automática, isto é, o fato de possuir uma autorização de estudos não habilita automaticamente para trabalhar. É necessário solicitar ao governo essa autorização de trabalho como estudante. O requisito essencial é contar com uma oferta de trabalho. Não se pode solicitar uma autorização para trabalhar para buscar trabalho, é preciso já contar com um contrato.
Outra coisa importante é que o salário recebido não pode ser utilizado como comprovação dos meios econômicos para obter ou renovar a autorização de estudos. O salário deve ser uma renda extra, complementar.
Opções de trabalho após 3 anos como estudante
Depois de completar 3 anos seguidos com uma autorização de estudos, existe a possibilidade de trocar o tipo de autorização para residência e trabalho. Nesse caso já não existirá a obrigação de trabalhar somente fora do horário de aulas, e nem de seguir estudando para permanecer na Espanha. O que irá garantir a permanência no país é o fato de estar trabalhando.
Assim como no caso anterior, o requisito principal é contar com uma oferta de trabalho, que aqui deve ser com jornada completa e salário igual ou maior que o mínimo legal.
Opções de trabalho após a finalização dos estudos
Uma vez finalizados os estudos superiores na Espanha (Graduação, Mestrado ou Doutorado), é possível ser contratado para trabalhar e obter uma autorização de residência e trabalho no país.
Não importa quanto tempo duraram os estudos nem há quanto tempo o estudante está na Espanha, bastando que tenha obtido o título de educação superior e conte com uma autorização de estudos em vigor ou vencida há no máximo 90 dias.
Caso não possua uma oferta de trabalho no momento da finalização dos estudos, existe a opção de uma autorização de residência para buscar trabalho no país, que autoriza a permanecer na Espanha, com o status de residente, por até 1 ano.
Comentários
Postar um comentário