Neutro no disjuntor, pode ou não?

 Você já se deparou com cabo de neutro sendo seccionado por um disjuntor? Muitos eletricistas falam que é proibido interromper o cabo neutro, mas é possível seccionar o neutro com disjuntor tetrapolar. Neste artigo vamos mostrar o que a norma NBR 5410 fala sobre cabo de neutro seccionado.


Disjuntor Tetrapolar

disjuntor é um dispositivo de proteção, que tem a função de desarmar quando é identificada uma corrente elétrica de curto-circuito ou sobrecarga, sendo fundamental para evitar acidentes e danos nos cabos.

Existem diversos modelos e tipos de disjuntores como por exemplo o monopolar, utilizado em instalações e circuitos que possuem apenas uma única fase, bipolar usado em circuitos ou instalações com duas fases, tripolar indicado para instalações e circuitos com três fases e por último o tetrapolar para instalações e circuito com três fase e um neutro.

O disjuntor tetrapolar possui quatro polos permitindo que o cabo neutro seja seccionado. A grande dúvida dos eletricistas é se pode ou não seccionar o cabo neutro, pois os demais disjuntores não permitem o seccionamento do cabo neutro.

Neutro no disjuntor

Para saber se podemos seccionar o cabo de neutro devemos sempre consultar a norma NBR 5410. A norma NBR 5410 tem uma parte que fala sobre a proteção para o cabo de neutro, a partir do item 5.3.2.2. Existem casos onde o neutro tem de ser protegido contra sobrecorrente e isso tem um pouco a ver com o sistema de aterramento.

Para os casos de aterramento TT e TN, o item 5.3.2.2.1.1 fala que: Quando a seção do condutor neutro for pelo menos igual ou equivalente à dos condutores de fase, não é necessário prever detecção de sobrecorrente no condutor neutro, nem dispositivo de seccionamento nesse condutor.

Seção do condutor neutro for igual ou equivalente dos condutores de fase.

Esse é o caso mais comum e por causa do item 5.3.2.2.1.1 que a maioria dos profissionais da área Elétrica entendem que não precisa ser usado disjuntor para o neutro. No item é usada a frase “não é necessário”, ou seja, esta frase não obriga e não proíbe o uso de disjuntor para o neutro.

O item seguinte na norma NBR 5410, o 5.3.2.2.1.2 fala que: Quando a seção do condutor neutro for inferior à dos condutores de fase, é necessário prever a detecção de sobrecorrente no condutor neutro, adequada à seção deste condutor.

Estes casos são bem específicos, normalmente usados em áreas industriais e nesses casos é obrigatório o uso de disjuntor que faça o seccionamento do neutro.

A norma ainda fala uma coisa muito importante no item 5.3.2.3 que trata do seccionamento e fechamento do condutor neutro, neste item a norma fala que: Quando exigido o seccionamento do condutor neutro, as operações de abertura e fechamento dos circuitos correspondentes devem ser de modo a garantir que o condutor neutro não seja seccionado antes nem restabelecido após os condutores de fase.

O item 5.3.2.3 foi colocado exatamente, porque caso ocorra um tempo de fechamento ou abertura diferente entre os cabos de fase e neutro, pode ocorrer o que chamamos de neutro interrompido. O neutro interrompido pode fazer com que as tomadas apresentem tensão maior do que deveriam, podendo causar graves acidentes ou até mesmo queimar os equipamentos.




Comentários

Popular Posts

APOSTILAS E NORMAS ELÉTRICAS BRASILEIRAS E EUROPEIAS 2024

SITES PARA BUSCAR EMPREGO EM PORTUGAL E ESPANHA.

BAIXAR O CAD SIMU V3 3.0 PT