RECUPERAÇÃO DA NACIONALIDADE PARA FILHOS E NETOS DE ESPANHOIS.
Nacionalidade para filhos
Nacionalidade para netos
Milhões de espanhóis emigraram ao Brasil entre os séculos XIX e XX. Em decorrência disso, há muitos brasileiros que são netos de espanhóis.
A lei espanhola, que regula a nacionalidade espanhola, mudou várias vezes nas últimas décadas. E é por isso que tem vários fatores que influenciam se você, como neto, vai ter direito à nacionalidade ou não. Por exemplo, não é igual ser neto de espanhol ou de espanhola. Também não é igual se seu pai/mãe (filho de espanhola) nasceu em 1940 ou em 1960. Além disso, não é igual se você é menor de 21 anos ou se já superou essa idade.
Atualmente, os netos menores de 21 anos têm muito mais chance de obter a cidadania. Caso você seja maior de 21, ainda tem opções de obtê-la de forma direta, mas as chances são menores. Porém, como neto, você terá mais vantagens na hora de obter a cidadania, mesmo não tendo direito de obtê-la diretamente. Basicamente o neto pode estar nestas 3 situações:
Ter direito à cidadania espanhola
Sem direito, mas com direito ao visto simplificado de residência e trabalho, com a possibilidade de recuperar residindo entre 3-6 meses na Espanha
Sem direito, mas com direito ao visto simplificado de residência e trabalho, com a possibilidade de recuperar residindo entre 1-2 anos na Espanha
Consulte mais informações sobre como recuperar a cidadania espanhola no seguinte apêndice.
Recuperação da cidadania para Netos
A grande maioria dos netos maiores de 21 anos não conseguem obter a nacionalidade de forma direta. Alguns netos foram espanhóis até os 21 anos, porém, como não se registraram, não fizeram a conservação da nacionalidade e acabaram perdendo o direito. Porém, a regulação permite que esses netos recuperem a nacionalidade em determinadas situações.
O processo para recuperar a cidadania espanhola se inicia no Brasil e termina na Espanha. A realização se dá basicamente em 3 etapas:
Realizar a inscrição no Consulado
Obter a autorização de residência e trabalho, que vai permitir que você resida na Espanha por 1 ano. Essa autorização pode ser prorrogada caso você esteja trabalhando.
Solicitar a nacionalidade no Registro Civil
Todos esses trâmites podem demorar entre 3-6 meses, se você é um dos netos de espanhóis que perdeu a nacionalidade por não a conservar antes dos 21 anos. Ou entre 1-2 anos, caso o seu pai/mãe (filho/a de espanhol) tenha nascido antes de 1960
Comentários
Postar um comentário